
O tratamento home care está em alta no Brasil! Segundo dados do Nead (Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar), a procura por home care aumentou 35% após o início da pandemia de covid-19 em 2020.
Esse modelo de assistência médica começou a se popularizar no Brasil nos anos 1990 com os primeiros avanços tecnológicos. Também conhecido como assistência ou atendimento domiciliar, o care é uma excelente opção para dar mais conforto e liberdade para pacientes que sofrem de diversas enfermidades.
O que é o tratamento home care?
O home care é a internação domiciliar. Esse modelo é bastante indicado para pacientes que, segundo avaliação médica, podem continuar o tratamento hospitalar em casa com a ajuda de uma equipe especializada e a presença da família.
No atendimento home care, o paciente deve contar com todos os profissionais especializados necessários para o seu tratamento. Por isso, é importante entender que o tratamento home care não é apenas contar com a ajuda de um cuidador, mas sim de toda uma equipe multidisciplinar para dar continuidade a um tratamento de saúde.
Quando e quem pode solicitar o home care?
O objetivo do home care é trazer mais conforto para o paciente por meio de uma assistência médica personalizada em casa. O tratamento é indicado em diversas situações, como, por exemplo, quando o paciente apresenta condições de continuar tratando sua saúde em casa.
Dessa forma, o médico pode pedir uma internação domiciliar para o paciente seguir sendo monitorado por sua equipe médica. O monitoramento remoto é uma forma de atender o paciente com mais qualidade, trazendo o benefício de deixá-lo mais próximo a sua família e no conforto do seu lar.
O tratamento home care também é indicado para pacientes com doenças em estágio terminal. Dessa maneira, o médico responsável pode solicitar o home care para uma junta médica prestar todos os cuidados paliativos para promover qualidade de vida para o paciente nessas situações.
O home care pode ser pedido pelo próprio paciente, mas geralmente o tratamento é solicitado por seus familiares.
Por quanto tempo um paciente pode ter acesso ao tratamento home care?
O tratamento home care deve levar o tempo necessário para que o paciente se mantenha em condições de saúde. Em casos de internação domiciliar, o médico responsável é quem deve definir por quanto tempo o paciente deve ficar em tratamento home care.
Em casos de cuidados paliativos, o paciente pode ficar se tratando em home care pelo resto da vida, desde que o médico ateste que esse modelo de atendimento é o melhor para o seu conforto e condição de saúde.
Como conseguir o home care pelo plano de saúde?
Muitas vezes, o plano de saúde nega o tratamento home care, mesmo com o pedido da família e justificativa médica. Nestes casos, o correto a se fazer é procurar um advogado especialista em direito da saúde e entrar com uma ação para conseguir uma liminar que garanta o tratamento para o paciente.
Se você precisa de home care para algum familiar, entre em contato com o SRR! Nosso escritório possui advogados especialistas na área de saúde e podem te ajudar a garantir que o seu plano de saúde cumpra com os seus deveres e preste todo o atendimento necessário.