Com os avanços da ciência e da tecnologia, o tratamento do câncer vem se aperfeiçoando em diversos aspectos. O uso de medicamentos para o tratamento da doença é cada vez mais comum com a popularização da quimioterapia oral.
A testagem de novos medicamentos ajuda a estruturar tratamentos menos invasivos para o paciente, o que melhora o seu bem-estar e qualidade de vida. Os remédios para câncer são fundamentais para o tratamento da doença, também em procedimentos curativos como paliativos.
Aqui, vamos mostrar quais são os principais remédios para câncer e como conseguir os medicamentos pelo plano de saúde.
Principais remédios para o câncer
Há uma enorme gama de remédios indicados para o tratamento da quimioterapia oral para os mais diversos tipos de câncer, confira alguns deles abaixo:
- Cabometyx (cabozantinib): medicamento indicado para inibir o crescimento de células cancerígenas em tumores no rim.
- Lenvima (lenvatinib): medicamento indicado no tratamento de câncer de rim.
- Keytruda (pembrolizumab): medicamento indicado para reforçar o sistema imunológico no tratamento do câncer de cabeça e pescoço.
- Sustol (granisetron): medicamento antiemético usado para diminuir as náuseas do paciente que passa pelo tratamento de quimioterapia
- Venclexta (venetoclax): medicamento usada do tratamento da leucemia
- Syndros (dronabinol): medicamento usado para tratar sintomas como falta de apetite, náuseas e vômitos durante o tratamento da quimioterapia. Essa medicação é indicada para pacientes com HIV.
Os remédios para câncer visam tanto possibilitar a cura da doença como tratar os seus sintomas e reforçar o sistema imunológico do paciente (imunoterapia). A quimioterapia oral pode substituir ou complementar a quimioterapia intravenosa (que consiste na aplicação de medicação na veia).
O plano de saúde é obrigado a custear remédio para câncer?
Sim. Desde 2015, os planos de saúde são obrigados a cobrir o tratamento de quimioterapia oral, tendo de custear os medicamentos de uso oral para câncer, estejam eles ou não listados no Rol da ANS. A lista conta não só com remédios para quimioterapia oral, como também com medicamentos para combater os sintomas da doença e os efeitos colaterais de procedimentos como a quimioterapia.
Entretanto, mesmo os medicamentos não previstos no Rol da ANS, caso sejam receitados pelo médico oncologista responsável pelo seu tratamento, devem ser fornecidos pelo seu plano de saúde. Isso porque a opinião médica é soberana e prevalece sobre o plano.
Em 2022, foi sancionada a lei que prioriza o tratamento oral contra o câncer na cobertura dos planos de saúde. Dessa forma, a ANS deve fiscalizar e pôr como prioridade os medicamentos orais para o câncer.
Ainda que não seja possível a realização do tratamento por via oral, os planos de saúde são obrigados a cobrir o tratamento previsto pelo médico oncologista, sempre observando o melhor e mais eficaz tratamento para o paciente.
Como conseguir a medicação pelo plano de saúde?
Para conseguir o remédio para câncer, o paciente precisa ter indicação médica e dar entrada na solicitação no plano de saúde. Caso haja negativa do plano, o paciente deve contratar um advogado especialista em direito da saúde para conseguir acesso ao medicamento por meio da justiça.
Entre em contato com o SRR, nós temos uma equipe especializada em casos que envolvem planos de saúde. Podemos te ajudar a garantir seus direitos com rapidez e assertividade.