O câncer é uma das doenças que mais mata no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em seus diversos tipos e tratamentos, a quimioterapia é um dos principais procedimentos utilizados para combater as células cancerígenas e possibilitar a cura do paciente.
O que muitas pessoas não sabem é que o paciente com câncer tem direito a fazer quimioterapia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou pelo plano de saúde, tendo todo o tratamento custeado. Aqui, vamos explicar como esse procedimento funciona e como ter acesso a esse tratamento.
O que é quimioterapia?
A quimioterapia é um tratamento para combater o câncer. O tratamento funciona com a utilização de quimioterápicos (substâncias químicas controladas para combater as células cancerígenas). Os quimioterápicos atuam para evitar a progressão e enfraquecer as células do câncer para chegar a cura.
Como funciona?
A quimioterapia é iniciada com base na prescrição médica de um oncologista e possui diversas formas. Existe a quimioterapia oral, em que o paciente ingere o medicamento pela boca, sendo uma forma menos invasiva do tratamento, já que pode ser realizado em casa.
A forma mais comum de quimioterapia é a intravenosa, com a aplicação da medicação direto na veia do paciente através de um cateter. O processo também pode ser intramuscular, feito por meio de injeções no músculo ou subcutânea, aplicada por injeções por baixo da pele.
Também há a quimioterapia intracranial, em que o medicamento é aplicado na espinha dorsal do paciente e a quimioterapia tópica, em que o medicamento é aplicado diretamente na região afetada.
Plano de saúde cobre quimioterapia?
Sim. Todo plano de saúde deve custear todas as despesas da quimioterapia, independente da forma do tratamento. Dessa maneira, o plano de saúde deve arcar com a estrutura para a aplicação da intravenosa ou arcar com os custos dos remédios para oral, por exemplo.
Como fazer quimioterapia pelo SUS?
Pela lei brasileira, um dos direitos do paciente com câncer tem é poder começar o tratamento contra a doença em até 60 dias após ter sido diagnosticado. E claro, pelo SUS, o paciente deve ter todo o tratamento de forma gratuita, desde consultas, até exames, internação e procedimentos como a quimioterapia.
Para isso, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde do seu município e ser encaminhado pelo médico para uma unidade especializada para realizar os exames necessários para formulação do diagnóstico. Caso o prazo de 60 dias não seja respeitado, o paciente pode entrar em contato com a Secretária de Saúde do seu estado ou entrar na justiça para ter seus direitos garantidos.
Precisa de ajuda para fazer a quimioterapia? Podemos te ajudar!
Se o seu o plano de saúde negou o pedido de, procure um advogado especialista em direito da saúde! Entre em contato com o SRR, nós temos profissionais especializados que podem te ajudar a garantir seus direitos na justiça com agilidade, permitindo que você faça o tratamento com a maior rapidez possível para combater a doença.