Os cuidados com a saúde são primordiais para a manutenção da qualidade de vida. No tratamento de doenças crônicas, degenerativas e autoimunes, o home care é um fator importante para o bem-estar do paciente.
Ter atendimento hospitalar de qualidade em domicílio é uma forma de estar mais perto da família e no conforto de casa, além de reduzir os custos com internações hospitalares. O home care é um modelo de atenção domiciliar que pode beneficiar diversas pessoas.
O que é Home Care? Como funciona?
O home care é um tratamento em que os serviços médicos são prestados na casa do paciente. Nesse modelo, o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentre outros profissionais que sejam necessários para o tratamento.
Esse tipo de tratamento é muito recomendado para pacientes com doenças crônicas e degenerativas. O médico pode indicar o home care para o acompanhamento da doença ou para cuidados paliativos em caso de doenças terminais.
Em casos nos quais o paciente não precise ficar internado, o home care pode ser a melhor opção porque o paciente continua sendo tratado sem precisar sair de casa.
Quais os benefícios do tratamento home care?
O home care é um modelo de tratamento de saúde que pode beneficiar muitos pacientes. Confira quais são os principais benefícios do home care:
- Redução de custos: o home care diminui os custos de internações hospitalares e com o deslocamento do paciente e familiares a hospitais para exames, consultas e internações.
- Comodidade e conforto: o home care permite que o paciente se cuide no conforto de casa e na presença de seus familiares.
- Menos chances de infecções hospitalares: pacientes com doenças crônicas e degenerativas têm mais facilidade para sofrer com infecções hospitalares, com isso o home care impede que o paciente seja exposto a um risco desnecessário.
Como ter acesso ao tratamento Home Care?
O direito ao tratamento home care é garantido por lei para pacientes com doenças crônicas e degenerativas e pode ser disponibilizado pelo SUS ou pelo plano de saúde em caso de indicação médica.
Para conseguir acesso ao tratamento, o paciente e seus familiares devem levantar a questão com o médico. Se o médico reconhece a necessidade e os benefícios do home care para o paciente, ele pode redigir um laudo médico, indicando a necessidade e todos os cuidados necessários para o atendimento domiciliar. Com o laudo médico em mãos, o paciente pode fazer a solicitação ao home care em seu convênio.
O que fazer em caso de negativa do plano de saúde?
Em alguns casos, o plano de saúde costuma negar o pedido do home care, mesmo com indicação médica. Nestes casos, é preciso contratar um advogado especialista em direito de saúde para recorrer da decisão.
Se você precisa de tratamento home care para você ou um familiar, entre em contato com o Romariz Saliba Advocacia. Nossos advogados podem indicar o melhor caminho para conseguir acesso ao tratamento na justiça com rapidez e assertividade.