As doenças degenerativas afetam milhões de brasileiros e consequentemente seus familiares. Por serem doenças progressivas e irreversíveis, os tratamentos médicos focam não apenas no bem-estar e qualidade de vida do paciente, mas também no suporte para a família em meio a situações delicadas
Esse tipo de doença pode estar relacionado à genética, má alimentação, sedentarismo e a outros fatores como a poluição. Um dos modelos de tratamentos mais indicados para estas doenças é o Home Care, que é a assistência domiciliar.
Aqui neste artigo, vamos te apresentar as principais doenças degenerativas, os benefícios do Home Care nestes casos e como obter acesso ao tratamento pelo plano de saúde.
O que são doenças degenerativas?
As doenças degenerativas se caracterizam como doenças que promovem lesões em células e no corpo de forma crônica e progressiva. Dessa maneira, uma doença degenerativa é incurável, não podendo ser revertida, com tendência de que o problema se agrave com o passar do tempo.
Com a progressão da doença, os sintomas ficam cada vez mais intensos e isso gera uma maior limitação do paciente. É bastante comum que o paciente sofra com dificuldades motoras, de raciocínio e de respiração, de acordo com a doença que possui. As doenças degenerativas podem afetar o sistema nervoso, muscular e as células do corpo.
Confira quais são as principais doenças degenerativas:
- Alzheimer
- Doença de Parkinson
- Esclerose Múltipla
- ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)
- Distrofia Muscular
- Câncer
- Diabetes
- Hipertensão Arterial
Tratamento Home Care para doenças degenerativas
O diagnóstico de uma doença degenerativa tem um impacto muito forte sobre o paciente e seus familiares. Além disso, há diversas possibilidades de tratamento, um deles é o Home Care.
O tratamento Home Care é um modelo de atendimento domiciliar em que o paciente possui todos os cuidados necessários para o tratamento da doença. O principal objetivo desse tipo de tratamento é a promoção de bem-estar e qualidade de vida.
Em casos de doenças degenerativas, o Home Care pode trazer inúmeras vantagens. Por serem doenças crônicas e incuráveis, os pacientes não dependem de uma internação hospitalar para o tratamento, com isso o Home Care é uma excelente alternativa para ter todo o atendimento necessário em casa e perto da família.
Como ter acesso ao Home Care? O que fazer em caso de negativa do plano de saúde?
Para ter acesso ao Home Care, o ideal é que os familiares levantem a hipótese com o médico responsável pelo tratamento. Por meio de uma avaliação, o médico pode assinar um laudo médico que enfatiza a necessidade do tratamento Home Care.
Com a justificativa médica, familiares podem dar entrada no pedido de Home Care no plano de saúde. Caso haja uma negativa do plano de saúde, a família deve procurar um advogado especializado em plano de saúde.
Aqui no SRR, temos advogados especialistas em causas de saúde que podem te ajudar a conquistar seus direitos na justiça com rapidez e assertividade. Entre em contato com o SRR, podemos te ajudar a garantir o tratamento Home Care para você ou seu familiar.